Câmeras de Circuito Fechado de TV

Escolher câmeras de segurança para sua casa ou empresa não é tarefa fácil, existem diversos tipos para escolher dentre as Analógicas, HD ou IP. Há três características básicas que determinam as diferenças entre modelos analógicos, HD e digitais: preço, facilidade de instalação e, principalmente, qualidade de imagem. Saiba aqui as principais diferenças entre elas.

Câmeras Analógicas

Em um sistema de CFTV analógico, a compatibilidade é total: Qualquer câmera, de qualquer fabricante, funciona com qualquer DVR.
A imagem é enviada através de um cabeamento físico até o DVR, onde é exibida com a mesma resolução e taxa de frames que saiu da câmera, ou seja, 30 fps. Sem nenhum atraso. As câmeras convencionais alcançam no máximo 700TVL (linhas).

Câmeras HD (AHD, HD-TVI, HD-CVI)

Câmeras de segurança AHD, HD TVI e HD CVI são câmeras de segurança inovadoras que trouxeram o melhor do mundo analógico e digital em benefício da qualidade de imagem em alta resolução, facilidade de instalação e baixo custo. Possuem sinal analógico e qualidade de imagem de uma câmera digital como por exemplo a câmera IP, o custo dos equipamentos e da instalação é muito menor do que uma câmera IP, mas a qualidade de imagem é igual. Podem ter 720p (pixels) (qualidade HD) ou 1080p (pixels) (qualidade Full HD).
Vantagens: A maior vantagem das câmeras de segurança AHD, HD TVI e HD CVI é poderem utilizar os mesmos cabos coaxiais utilizados nas câmeras convencionais;
Podem ser utilizados cabos coaxiais de até 500 metros de distância;
A câmera AHD é que menos necessita de um cabo de qualidade. Já as câmeras HD TVI e HD CVI exigem um pouco mais de qualidade;
Pouco mais caras do que as câmeras convencionais, mas entregando uma qualidade de imagem muito superior, as câmeras de segurança AHD, HD TVI e HD CVI são as câmeras com o melhor custo-benefício do mercado, pois tem custos baixos, sendo a tecnologia AHD a mais barata das três;

Câmeras IP

Câmeras IP tem sinal Digital, sua resolução varia de baixa qualidade até qualidades superiores a 1080p e necessitam de cabo de rede para transmissão de imagem mas a distância máxima não pode exceder os 150m de distância.
Possui um alto custo de instalação, pois exigem equipamentos caros e uma instalação específica e é a única tecnologia que apresenta um pequeno atraso na imagem.


Câmeras HD - modelos e suas marcas

AHD
AHD (todas as marcas abaixo são compatíveis entre elas, qualquer câmera de qualquer marca abaixo funciona em todos os DVR das marca citadas abaixo também): – Luxvision – Alive – Giga Security – Greatek – ECP – HB Tech – Posonic.
HD-TVI
todas as marcas abaixo são compatíveis entre elas, qualquer câmera de qualquer marca abaixo funciona em todos os DVR das marca citadas abaixo também
– Tecvoz – Hikvision – JFL.
HD-CVI
Como a Intelbras é uma das únicas marcas no mercado a possuir a tecnologia HD-CVI, ela aceita apenas câmeras HD com a marca Intelbras.


IP
Diferentemente das câmeras acima, as câmeras IPs não precisam de gravador para transmissão da imagem, mas para armazenar as imagens é necessário um computador, celular ou NVR. A maniorias das marcas acima também possuem câmeras IPs no mercado.

Tipos de Câmeras

Câmera Infravermelho Câmera Infravermelho
não é um modelo específico de câmera, mas sim uma característica presente em um modelo de câmera. A câmera infravermelho possui leds (diodo emissor de luz) de frequência infravermelho que se acendem quando seu sensor identifica ausência mínima de luz necessária para ter uma imagem clara. O led infravemelho é normalmente encontrado em modelos de câmeras de segurança bullet, câmeras de segurança dome e em alguns speed domes. Apesar de encontrar no mercado mini câmeras de segurança com leds infravermelho faço a observação de que mini câmeras pecam pela baixa resolução das suas imagens.
Câmera Dome Câmera Dome
Esses modelos de câmeras tem a forma de um dome. Muito populares, são muito utilizadas em locais onde a discrição e o bom acabamento são importantes, pois ela fica bem instalada na parede ou teto e são pequenas. A atenção que deve ser dada a esse tipo de câmera é que a maioria desses modelos de câmeras de segurança não tem um índice de proteção que a permitam instalá-las em locais externos. Para não comprar errado você deve perguntar se ela tem IP66 que é um Índice de Proteção que permite serem instaladas na chuva se esse for o local da instalação de sua câmera.

Câmera Bullet Câmera Bullet
Entre os diversos modelos de câmeras de segurança, a câmera bullet é a câmera mais utilizada do mercado.
Esse modelo de câmera também é o que possui a maior variedade no que tange a sua aparência.
A maioria dos modelos de câmeras de segurança bullet tem índice de proteção IP66 e podem ser instaladas externamente, sob a ausência de proteção e conta com leds infravermelho para visualização noturna.


Câmera Speed Dome Câmera Speed Dome
A câmera speed dome é a maior câmera entre os modelos de câmeras de segurança e também a mais cara.
Normalmente encontrada em monitoramento de aeroportos e shoppings é facilmente percebida pelas pessoas pelo seu tamanho. Atualmente existem no mercado speed domes menores, chamadas de mini speed domes. Sua vantagem, além da boa qualidade de imagem, são os recursos embarcados nela que permitem a movimentação através de uma mesa controladora e a possibilidade de dar um zoom em tempo real.

Câmera Profissional Câmera Profissional
A câmera profissional é um dos modelos de câmeras de segurança com a maior quantidade de recursos e configurações.
Não são comumente utilizadas, mas tem uma boa qualidade de imagem e a possibilidade de trocar a lente.
A câmera profissional tem um formato específico, também conhecido como câmera box.
Normalmente utilizada quando se deseja um alcance muito longo do local instalado e não deseja investir em uma speed dome.


Câmera Sem Fio Câmera Sem Fio
Câmeras com tecnologia IP Wireless que dispensam o uso do cabo de rede para serem conectadas à rede de internet. São câmeras que já entregaram uma boa imagem, mas hoje, comparadas às câmeras atuais, são muito ultrapassadas. A câmera sem fio é muito procurada pela crença de poder utilizá-las em qualquer lugar, por ela dispensar o uso de cabos, mas não é bem assim. Vejamos o porquê:
Ela possui um cabo de alimentação e por isso precisa ser ligada à energia. Não é sem fio. Sem fio é apenas a sua conexão com a internet. Por ter conexão com a internet através de um sinal wireless está sujeita a interferências do local da instalação.

Gravador - NVR, DVR

DVR Os gravadores de Imagem Digitais são utilizados para gerenciar e gravar as imagens gerada pelas câmeras de segurança, mas como nós sabemos cada gravador tem sua característica então vamos fala um pouco sobre as característica de cada um deles a seguir:
DVR Stand Alone – DVR stand alone é o aparelho gravador para câmeras de segurança. O nome DVR significa Digital Video Recorder, ou seja gravador de vídeo digital.
É o sistema mais utilizado em todo o mundo para gravação de imagens de câmeras de monitoramento e o principal item para montar o sistema de monitoramento e hoje em dia encontramos várias opções á preços bem acessíveis.
O aparelho DVR stand alone tem as entradas para receber os cabos das câmeras de segurança, e possui saídas de vídeo que permitem visualizar as imagens por exemplo em monitor VGA, TV e atualmente possuem também saída HDMI que permitem melhor qualidade de imagem, visto que a tecnologia HD está se popularizando.
Para o armazenamento das imagens o DVR stand alone precisa do HD, onde as imagens serão armazenadas. O HD fica dentro do DVR stand alone e é possível configurar para que ao ocupar todo o espaço o DVR faça um ciclo gravando imagens novas sobre as mais antigas.
Existem no mercado opções de DVR stand alone com 04, 08, 16, 24 e 32 entradas.
Um dos recursos mais procurados no DVR stand alone é a opção de acesso das imagens através da Internet. Ele estando conectado na Internet possibilita que as imagens possam ser acessadas de qualquer lugar do mundo através de smartphone, tablet e computador.

APPs para acesso remoto de câmera e DVR

APPs Acesso Remoto Depois de configurado o acesso remoto uma dificuldade que muitos encontram, é a duvida de qual aplicativo usar para acessar suas câmeras pelo celular. Normalmente cada equipamento tem um aplicativo próprio, que acompanha o CD de instalação, mas hoje em dia há uma gama muito grande de equipamentos “genéricos” que não tem um aplicativo próprio e não vem descrito qual aplicativo usar.
O APP influencia muito na hora da escolha do DVR pois muitos não possuem acesso rápido às imagens como exemplo das marcas Intelbras, JFL ou Hikvision.
Você pode perder preciosos minutos na seleção das imagens em hora de aperto.
Se você não sabe qual app usar na sua câmera ou DVR, veja na lista abaixo os aplicativos mais comuns. É bem provável que um deles funcione no seu equipamento.
EagleEyes(Lite+) – AVTECH
iSIC – Intelbras
MEye – LuxVision
iVMS 4500 – HIKVISION
iHIK – HIKVISION
iVMS-4500 HD – HIKVISION HQ Tablets
monitorBee – IP Cam Viewer
XMEye – TVZ Security

Microfone - Gravação de Áudio no DVR

Microfone DVR Microfone para Câmeras de Segurança é um equipamento tão importante quanto a câmera de segurança, pois traz o "áudio" reforçando a segurança do seu monitoramento.
Com o Microfone para Câmera de Segurança seu Sistema de Segurança ficará completo, pois com uma câmera com áudio, você "ouvirá" o que as imagens "dizem", já que sistemas de vigilância incompletos, formados apenas por câmeras de segurança é insuficiente e não capta informações cruciais que somente o áudio pode trazer.
Do que adianta ter imagens e não poder "escutá-las"? Ficará sempre na suposição, na frieza da imagem, na dúvida do que realmente está acontencendo.
Imagine uma situação onde criminosos sabem que existe monitoramento por câmeras e agem naturalmente, sem praticar gestos exagerados nem dispertar suspeita. Como saberá que está ocorrendo uma ação criminosa se não tinha como saber, através de sons, o que estava ocorrendo? Sem o microfone para câmeras de segurança para capturar do áudio não será possível saber que está ocorrendo um anúncio discreto de assalto.
Outra situação é de funcionários que sabem da existência de monitoramento por câmeras. Como saber o que está sendo dito?
São infinitas situações onde somente o áudio será capaz de identificar o que realmente aconteceu porque a imagem sozinha não é suficiente para o completo esclarecimento. O ideal, portanto, é ter uma câmera com áudio que complemente a imagem.
Como provar se as imagens não trazem provas suficientes, não trazem o áudio? Muitas vezes o áudio é mais importante do que a imagem "nua e crua" capturada pela câmera de segurança, porque é o único meio de prova real e suficiente capaz de sustentar uma acusação ou defesa.
Para isso é indispensável que o seu Sistema de Segurança seja Completo, trazendo o "vídeo", capturado através das câmeras de segurança e o "áudio" obtido pelos microfones para câmeras de segurança.
Ligue e solicite um orçamento sem custo para instalação, manutenção ou revisão do seu sistema instalado.